quarta-feira, 25 de abril de 2012

FOTOGRAFIA COM O CELULAR

Como tirar fotos bonitas com o celular

Entre todos os meus amigos acho que fui uma das últimas a ter um celular com câmera. E por mais que todos falassem que eu não precisava porque tinha uma câmera bem melhor em mãos eu discordava: a câmera presente nos celulares hoje são ótimas em diversas situações e se mostram muito úteis pela praticidade.

O que esperar da câmera do celular?


É bom lembrar que existem diversas opções de celular/smartphone com câmera. Algumas dessas câmeras são extremamente toscas enquanto outras chegam em uma qualidade quase comparável a uma compacta (são conhecidas como “Câmeras com celular” e não o contrário rs.)

No entanto é bom lembrar que o objetivo primordial das câmeras de celular é de criar lembranças. São muitas limitações de qualidade e controle – por isso usamos para tirar fotos não tão boas mas que servem como recordação (saída com amigos, encontro com celebridades e momentos engraçados.)

Porém, sempre levando em consideração suas limitações, é possível sim tirar um pouco mais da câmera do celular. Veja alguns truques que aprendi:

Use as configurações especiais


A maioria dos aplicativos de câmera de celular possuem algumas configurações especiais que não só podem como devem ser usadas: modo retrato, modo foto noturna sem flash, modo paisagem… e por aí vai. Essas configurações vão te dar o pouco controle que pode fazer a diferença na foto final.


Na foto acima usei a opção de “Foto noturna”, que aproveita mais a luz natural e mantém as cores, sem usar o flash.

Pense na composição


Como não temos controle sobre quase nada ao fotografar com o celular o melhor a fazer é investir o tempo pensando em composições bacanas e diferenciadas – é isso que fará a diferença na foto final. Aquela conversa de sempre: olhe o background, procure ângulo inusitados…



Abuse do Preto e Branco


Para evitar distrações existentes graças à profundidade de campo bem grande dos pequenos sensores de celular use a opção de Preto e Branco e faça fotos lindas mesmo com qualidade baixa. Mais uma vez invista na composição e conseguirá resultados interessantes!


Luz!


Como os sensores dessas câmeras têm uma qualidade bem inferior tome cuidado com a luz. Na foto acima dá para ver a enorme quantidade de ruído – com uma iluminação precária as fotos ficam mesmo com pouca nitidez. Por isso sempre que possível tire fotos em locais com ótima iluminação (como luz natural) e, em caso de retratos, use o “flash” embutido.


Você costuma tentar tirar fotos interessantes pela pequena lente do celular? Se sim, fique a vontade para postar os seus comentários! Envie suas fotos por e-mail: lgoarte22@gmail.com


Texto retirado de: http://www.dicasdefotografia.com.br/como-tirar-fotos-bonitas-com-o-celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário